Como funciona a terapia para TDAH?
O tratamento das crianças e adolescentes com diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) envolve, majoritariamente, a necessidade de terapia.
Durante as sessões de terapia, as crianças aprendem a desenvolver as habilidades que não surgem naturalmente em decorrências das limitações relacionadas ao diagnóstico, tais como: ouvir mais e prestar mais atenção.
Além disso, algumas crianças com TDAH também são submetidas à sessões de terapia ocupacional, a fim de auxiliar o desenvolvimento de habilidades motoras como o equilíbrio e a escrita.
Finalmente, em muitas situações, há a necessidade do uso de medicamentos que aumentam a capacidade do cérebro de prestar atenção, auxiliam o autocontrole e a redução da inquietude.
Por que as crianças precisam de terapia para o TDAH?
A terapia ajuda as crianças com TDAH melhorarem o desempenho em ambiente domiciliar e escolar, aprendendo a:
- Ter mais foco nos trabalhos escolares;
- Escutar melhor e a prestar mais atenção;
- Se socializar;
- Reduzir os problemas de comportamento.
O que acontece na terapia de TDAH?
No início, o terapeuta do seu filho conversará com você e fará algumas perguntas acerca das alterações de comportamento e das limitações já definidas. Ouvir as suas respostas ajuda o terapeuta a aprender mais sobre seu filho. Juntos, vocês traçarão metas para aprenderem a focar os objetivos que devem ser alcançados.
As sessões de terapia incluem atividades como:
- Conversas gerais. Os terapeutas ensinam as crianças a falarem sobre os seus sentimentos, ajudando-as a perceberem as emoções e expressá-las em palavras, ao invés de ações. Além disso, falar e ouvir ajuda as crianças a se sentirem compreendidas e prontas para aprender.
- Brincadeiras com propósitos. No tratamento de crianças pequenas, o ato de brincar pode ensinar a desenvolver autocontrole. Os terapeutas podem utilizar jogos que ensinam as crianças a desacelerar, seguir instruções e tentar novamente, em vez de perder a paciência ou desistir. Brincar também pode ser uma ferramenta terapêutica para ajudar a planejar e organizar os pensamentos e ações.
- Fazer atividades que ensinam lições. Os terapeutas podem ensinar lições sobre emoções, organização do trabalho escolar, estudo ou compreensão dos outros. Atividades e planilhas ajudam a tornar essas aulas divertidas.
- Praticar novas habilidades. Os terapeutas podem ensinar às crianças habilidades como atenção plena e exercícios respiratórios. Essas habilidades podem treinar a atenção e acalmar a mente e o corpo. As sessões de terapia podem ser um momento para praticar essas habilidades.
Por quanto tempo as crianças fazem terapia de TDAH?
A duração da terapia dependerá dos seus objetivos e da velocidade de resposta clínica. Na maioria das vezes, o terapeuta vai querer se encontrar com seu filho uma vez por semana durante alguns meses.
Como os pais podem ajudar?
Ter TDAH não é culpa dos filhos – ou dos pais. Mas há coisas que as crianças e os pais podem aprender na terapia para ajudar a melhorar.
Veja como você pode ajudar:
- Encontre um terapeuta com quem seu filho se sinta confortável. Peça à equipe de saúde do seu filho para ajudá-lo a encontrar um.
- Leve seu filho a todas as visitas recomendadas. Aprender novas habilidades é um hábito que as crianças precisam manter.
- Trabalhe com o terapeuta de seu filho para saber como responder da melhor forma aos comportamentos de TDAH.
- Pergunte como você pode ajudar seu filho a praticar em casa. Existem jogos que você pode jogar ou habilidades que pode ajudar seu filho a aprender?
- Tenha, sempre, paciência e cordialidade.
Alyne Mendonça é médica, com mestrado pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e Doutora em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Vila Velha.