Terapia para TDAH

Como funciona a terapia para TDAH?

O tratamento das crianças e adolescentes com diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) envolve, majoritariamente, a necessidade de terapia.

Durante as sessões de terapia, as crianças aprendem a desenvolver as habilidades que não surgem naturalmente em decorrências das limitações relacionadas ao diagnóstico, tais como: ouvir mais e prestar mais atenção.

Além disso, algumas crianças com TDAH também são submetidas à sessões de terapia ocupacional, a fim de auxiliar o desenvolvimento de habilidades motoras como o equilíbrio e a escrita.

Finalmente, em muitas situações, há  a necessidade do uso de medicamentos que aumentam a capacidade do cérebro de prestar atenção, auxiliam o autocontrole e a redução da inquietude.

Por que as crianças precisam de terapia para o TDAH?

A terapia ajuda as crianças com TDAH melhorarem o desempenho em ambiente domiciliar e escolar, aprendendo a:

  • Ter mais foco nos trabalhos escolares;
  • Escutar melhor e a prestar mais atenção;
  • Se socializar;
  • Reduzir os problemas de comportamento.

O que acontece na terapia de TDAH?

No início, o terapeuta do seu filho conversará com você e fará algumas perguntas acerca das alterações de comportamento e das limitações já definidas. Ouvir as suas respostas ajuda o terapeuta a aprender mais sobre seu filho. Juntos, vocês traçarão metas para aprenderem a focar os objetivos que devem ser alcançados.

As sessões de terapia incluem atividades como:

  • Conversas gerais. Os terapeutas ensinam as crianças a falarem sobre os seus sentimentos, ajudando-as a perceberem as emoções e expressá-las em palavras, ao invés de ações. Além disso, falar e ouvir ajuda as crianças a se sentirem compreendidas e prontas para aprender.
  • Brincadeiras com propósitos. No tratamento de crianças pequenas, o ato de brincar pode ensinar a desenvolver autocontrole. Os terapeutas podem utilizar jogos que ensinam as crianças a desacelerar, seguir instruções e tentar novamente, em vez de perder a paciência ou desistir. Brincar também pode ser uma ferramenta terapêutica para ajudar a planejar e organizar os pensamentos e ações.
  • Fazer atividades que ensinam lições. Os terapeutas podem ensinar lições sobre emoções, organização do trabalho escolar, estudo ou compreensão dos outros. Atividades e planilhas ajudam a tornar essas aulas divertidas.
  • Praticar novas habilidades. Os terapeutas podem ensinar às crianças habilidades como atenção plena e exercícios respiratórios. Essas habilidades podem treinar a atenção e acalmar a mente e o corpo. As sessões de terapia podem ser um momento para praticar essas habilidades.

Por quanto tempo as crianças fazem terapia de TDAH?

A duração da terapia dependerá dos seus objetivos e da velocidade de resposta clínica. Na maioria das vezes, o terapeuta vai querer se encontrar com seu filho uma vez por semana durante alguns meses.

Como os pais podem ajudar?

Ter TDAH não é culpa dos filhos – ou dos pais. Mas há coisas que as crianças e os pais podem aprender na terapia para ajudar a melhorar.

Veja como você pode ajudar:

  • Encontre um terapeuta com quem seu filho se sinta confortável. Peça à equipe de saúde do seu filho para ajudá-lo a encontrar um.
  • Leve seu filho a todas as visitas recomendadas. Aprender novas habilidades é um hábito que as crianças precisam manter.
  • Trabalhe com o terapeuta de seu filho para saber como responder da melhor forma aos comportamentos de TDAH.
  • Pergunte como você pode ajudar seu filho a praticar em casa. Existem jogos que você pode jogar ou habilidades que pode ajudar seu filho a aprender?
  • Tenha, sempre, paciência e cordialidade.

Deixe um comentário