Marcas de nascença? Entenda mais sobre isso!

As marcas de nascença podem ser planas ou elevadas, ter bordas regulares ou irregulares e ter diferentes tons de cor, de marrom, marrom, preto ou azul claro a rosa, vermelho ou roxo.

Elas são, majoritariamente, inofensivas e muitos desaparecem por conta própria ou encolhem com o tempo. Às vezes, as marcas de nascença estão associadas a outros problemas de saúde. Portanto, converse com seu médico sobre isso e verifique se esse pode ser o caso do seu filho.

O que causa o desenvolvimento de marcas de nascença

As marcas de nascença não podem ser evitadas e elas não são causadas por algo feito durante a gravidez. A causa da maioria das marcas de nascença é desconhecida.

Existem dois tipos principais de marcas de nascença, que têm causas diferentes. As marcas de nascença vasculares (vasos sanguíneos) acontecem quando os vasos sanguíneos não se formam corretamente – ou há muitos deles ou são mais largos do que o habitual e as marcas de nascença pigmentadas, que são causadas pelo crescimento excessivo de células que criam pigmento (cor) na pele.

Marcas de nascença vasculares

As marcas de nascença vasculares mais comuns são as manchas maculares, os hemangiomas e manchas de vinho do porto:

  • Manchas maculares: também chamadas de manchas de salmão, beijos de anjo ou mordidas de cegonha, essas marcas vermelhas fracas são o tipo mais comum de marca de nascença vascular. Elas costumam aparecer na testa ou nas pálpebras, na parte de trás do pescoço ou no nariz, lábio superior ou na parte de trás da cabeça. Elas podem ser mais visíveis quando o bebê chora. Na maioria das vezes, elas desaparecem por conta própria quando uma criança tem de 1 a 2 anos, embora algumas durem até a idade adulta.
  • Hemangiomas: os hemangiomas são classificados como superficiais quando aparecem na superfície da pele (“marcas de morango”) e profundos quando encontrados mais abaixo da superfície da pele. Eles podem ser levemente elevados e vermelhos brilhantes e, às vezes, não são visíveis até alguns dias ou semanas após o nascimento do bebê. Os hemangiomas profundos podem ser azulados porque envolvem vasos sanguíneos em camadas mais profundas da pele. Os hemangiomas crescem rapidamente nos primeiros 6 meses de vida, mas geralmente diminuem e desaparecem quando a criança tem 5 a 10 anos de idade. Alguns, particularmente os maiores, podem deixar uma cicatriz à medida que regridem, o que pode ser corrigido por pequenas cirurgias plásticas. A maioria aparece na cabeça ou no pescoço, embora possa estar em qualquer parte do corpo e possa causar problemas se sua localização interferir na visão, alimentação, respiração ou outras funções do corpo.
  • Manchas de vinho do Porto: essas são descolorações cuja aparência remete a uma quantidade de vinho derramada em uma área do corpo, geralmente no rosto, pescoço, braços ou pernas. As manchas de vinho do porto podem ter qualquer tamanho, mas crescem apenas à medida que a criança cresce. Eles tendem a escurecer com o tempo. As que surgem próximas ao globo ocular devem ser avaliadas por oftalmologista.

Marcas de nascença pigmentadas

As marcas de nascença pigmentadas mais comuns são manchas café com leite, manchas mongólicas e nevos:

  • Manchas café com leite: essas manchas muito comuns são da cor de café com leite, o que explica o nome. Elas podem estar em qualquer parte do corpo e, às vezes, aumentar em número à medida que a criança cresce. Uma única mancha não é um problema. No entanto, é aconselhável que seu filho verifique se há seis ou mais manchas maiores que uma borracha de lápis (para uma criança mais nova) ou maiores que um centavo (para uma criança mais velha). Muitas manchas café com leite podem ser um sinal de neurofibromatose (um distúrbio genético que causa crescimento anormal das células dos tecidos nervosos).
  • Manchas mongólicas: essas manchas acinzentadas e azuladas são frequentemente encontradas na região lombar ou nas nádegas. São mais comuns em peles mais escuras, como em crianças de descendência asiática, indiana americana, africana, hispânica e do sul da Europa. Elas geralmente desaparecem – muitas vezes completamente – por volta da idade escolar, sem tratamento.
  • Nevos: a maioria das pessoas desenvolve nevos em algum momento da vida. Um nevo presente ao nascimento é chamado nevo congênito e durará a vida inteira. Nevos congênitos grandes ou gigantes apresentam maior predisposição à malignização na vida tardia, embora o risco seja baixo em ambos. Os nevos podem ser de cor marrom-clara, marrom-escura ou preta; podem ser planos ou elevados e podem conter tufos de pêlo se desenvolvendo em toda a sua abrangência.

Nunca minimize as manchas de pele e sempre acompanhe o crescimento ou a mudança de aspecto destas lesões.

Deixe um comentário