3 maneiras de garantir que seu filho tenha ossos fortes

É fácil não se preocupar com essa questão e imaginar que o todo o trabalho de sustentação do nosso corpo não precisa ser estimulado. No entanto, quando um osso quebra, isso se torna um problema. Por isso, ter ossos fortes na infância estabelece uma base para a saúde óssea ao longo da vida. Construímos quase toda a nossa densidade óssea quando somos crianças e adolescentes. O processo de construção óssea termina, majoritariamente, por volta dos 20 anos. Como adultos, ainda substituímos o osso antigo pelo novo, mas mais lentamente e com o tempo, nossos ossos ficam mais fracos.

As crianças com ossos fortes têm maior chance de não desenvolver osteopenia ou osteoporose na vida adulta. Como pai/mãe, você pode ajudar nesse processo, garantindo que as crianças obtenham os três ingredientes principais para o desenvolvimento de ossos saudáveis: cálcio, vitamina D e exercícios.

1. Dê às crianças alimentos ricos em cálcio

O cálcio é um mineral conhecido por construir ossos saudáveis. É encontrado em produtos lácteos, feijão, algumas nozes e sementes e vegetais verdes folhosas.

Incentive seus filhos a comer alimentos ricos em cálcio! Se o seu filho ingerir laticínios, o seu médico ou nutricionista pode lhe dizer a quantidade exata que pode servir com base na idade da criança. As crianças mais jovens podem precisar de 2 a 3 porções de laticínios com pouca gordura por dia, enquanto as crianças mais velhas podem precisar de 4 porções.

2. Dê às crianças um suplemento de vitamina D

A vitamina D (às vezes denominada vitamina D3) ajuda o corpo a absorver cálcio, mas a maioria das crianças não come muitos alimentos que contenham vitamina D. Como a vitamina D é tão importante, os profissionais de saúde recomendam que todas as crianças tomem um suplemento de vitamina D se não receberem o suficiente em sua dieta. Mesmo os bebês podem precisar dessa suplementação.

Pergunte ao seu médico a quantidade de vitamina D que o seu filho precisa e a melhor maneira de garantir essa suplementação.

3. Incentive as crianças a se exercitarem

Nossos músculos ficam mais fortes quanto mais os usamos. O mesmo vale para os ossos.

As atividades de sustentação de peso como caminhar, correr, pular e escalar, são especialmente boas para a construção de ossos. Eles usam a força de nossos músculos e a gravidade para pressionar nossos ossos. A pressão faz o corpo construir ossos mais fortes.

Atividades como andar de bicicleta e nadar não criam essa pressão de sustentação de peso. Não entenda mal: elas são ótimas para a saúde geral do corpo, mas as crianças também precisam fazer algum tipo de exercício de sustentação de peso.

Deixe um comentário