Coronavírus (COVID-19): Perguntas frequentes sobre gravidez

Há muitas coisas que ainda não sabemos sobre o  coronavírus (COVID-19) , mas estamos aprendendo mais a cada dia. Aqui estão algumas respostas a perguntas sobre coronavírus e gravidez .

Mulheres grávidas têm maior chance de contrair o coronavírus (COVID-19)?

Os especialistas não sabem se as mulheres grávidas têm maior probabilidade de contrair o coronavírus do que outras pessoas. Porém, devido às mudanças pelas quais as mulheres passam durante a gravidez , é mais provável que contraiam algumas infecções. Portanto, é importante se proteger.

Como as mulheres grávidas podem se proteger do coronavírus (COVID-19)?

Para se proteger do coronavírus e de outras infecções, as mulheres grávidas devem:

  • Lavar bem as mãos e com frequência ou use um desinfetante para as mãos com pelo menos 70% de álcool;
  • Tentar não tocar em seus olhos, nariz e boca;
  • Ficar longe de pessoas doentes;
  • Isolar-se o máximo possível, mantendo-se em casa. Se precisar sair, ficar a pelo menos 2 metros de distância de outras pessoas e usar uma máscara
    ou pano para o rosto;
  • Limpar e desinfetar os objetos nos quais as pessoas tocam com frequência, como telefones, maçanetas e balcões.

O coronavírus (COVID-19) é pior em mulheres grávidas?

Os pesquisadores ainda estão aprendendo sobre como o vírus afeta mulheres grávidas. Mulheres grávidas podem ter um risco maior de doença grave do que aquelas que não estão grávidas. Elas também podem ter mais problemas com outros vírus respiratórios, como a gripe . Por esse motivo, é especialmente importante seguir todas as precauções recomendadas durante a gravidez .

O coronavírus (COVID-19) pode causar problemas na gravidez de uma mulher ou no bebê?

Ainda é muito cedo para dizer como o coronavírus pode afetar a gravidez ou o feto. Algumas mulheres grávidas com coronavírus tiveram problemas como parto prematuro, mas não está claro se o vírus foi o causador da prematuridade.

Se eu pegar o coronavírus (COVID-19) durante a gravidez, posso passá-lo para o meu bebê?

Ainda não há pesquisas suficientes para saber se o coronavírus pode ser transmitido para bebês durante a gravidez ou parto. O vírus não foi encontrado no líquido amniótico ou no leite materno, mas alguns bebês nascidos de mães com coronavírus tiveram teste positivo para o vírus. Os médicos recomendam testar bebês saudáveis ​​nascidos de mães com coronavírus, se houver testes disponíveis. Isso ajudará nos planos para cuidar do bebê no hospital e quando o bebê estiver em casa.

Bebês recém-nascidos podem pegar o vírus após o nascimento. É por isso que os médicos podem recomendar a separação temporária de uma mãe e seu filho se a mãe tiver um teste COVID-19 positivo no momento do parto.

O que devo fazer se estiver grávida e ficar doente?

Os sintomas da COVID-19 podem ser semelhantes aos de outros vírus, como resfriados e gripes . Portanto, é provável que, a menos que você faça o teste, você não saiba se tem o COVID-19. Ligue para o seu médico imediatamente se tiver algum sintoma, como tosse, febre ou dificuldade para respirar.

Outros sintomas podem incluir:

  • Sintomas de um resfriado, como dor de garganta, congestão ou nariz escorrendo;
  • Arrepios;
  • Dor muscular;
  • Dor de cabeça;
  • Perda do olfato ou paladar;
  • Náusea ou vômito;
  • Diarréia;
  • Cansaço.

A maioria das pessoas que ficam doentes pode ser cuidada em casa com líquidos e repouso. Mas se você precisar ver um profissional de saúde, ligue para o escritório ou hospital antes de entrar. Para emergências, ligue para o 192.

É seguro dar à luz  em um hospital agora?

Sim. Os hospitais e maternidades estão tomando todas as precauções para garantir que as mães e bebês estejam protegidos contra os microorganismos. A maioria dos estabelecimentos de saúde mantém os pacientes com COVID-19 ou sintomas do vírus longe de outras pessoas e em enfermarias de isolamento.

Alguns hospitais estão limitando o número de pessoas permitidas na sala de parto. Quando o seu bebê nascer, visitantes podem não ser permitidos no hospital. Se forem permitidos, podem ser verificados quanto aos sintomas do coronavírus antes de entrar no local.

Posso receber visitas no pós parto, em casa?

Como o sistema imunológico dos recém-nascidos ainda está em desenvolvimento, eles têm mais dificuldade em combater doenças. Portanto, é importante manter o seu bebê distante de outras pessoas quando chegar do hospital.

Para proteger seu bebê:

  • Mantenha o seu bebê em casa e longe das outras pessoas tanto quanto possível. Não convide amigos e familiares para conhecer o bebê e não o leve para a casa de outras pessoas;
  • Se você tiver que levar seu bebê – por exemplo, para uma consulta médica – mantenha você e seu bebê a pelo menos 2 metros de distância de outras pessoas. Você deve usar máscara ou pano para o rosto, mas não coloque nada sobre o rosto do bebê ;
  • Se alguém em sua casa estiver doente, tome todas as precauções recomendadas. Mantenha seu bebê longe de qualquer pessoa doente;
  • Em casa, todos os cuidadores devem lavar as mãos antes e depois de tocar em seu bebê. Mantenha todas as superfícies limpas.

Onde posso obter informações atualizadas sobre o Coronavírus (COVID-19)?

Verifique os sites dos Centros de Controle de Doenças (CDC) e da Organização Mundial da Saúde (OMS) para obter informações atualizadas e confiáveis ​​sobre o coronavírus.

Deixe um comentário