Como posso superar as dificuldades de amamentar?

“Eu sei que os médicos recomendam a amamentação ao invés da fórmula, mas estou tendo dificuldade com isso. Já trabalhei com uma consultora de lactação, mas ainda não estou conseguindo. Sinto-me um fracasso e tenho medo de admitir que tenho dado fórmula para meu bebê! O que eu posso fazer? – Giovanna”

É verdade que o leite materno é a primeira escolha do pediatra para o recém-nascido e, em um mundo ideal, a amamentação seria fácil e adequada para todas as mães. Mas a realidade é que a amamentação não funciona para todas as novas mães. Em última análise, você precisa fazer a escolha certa para você e sua família.

Muitas novas mães não podem amamentar devido a problemas de saúde, medicamentos que estão tomando ou em decorrência de questões de trabalho, viagem e outros contratempos. Enquanto algumas mulheres consideram a amamentação fácil desde o início, ela pode ser muito difícil para outras. Mesmo com a ajuda de uma consultora de lactação, pode parecer que o bebê simplesmente não está aceitando!

O estresse de querer amamentar e não conseguir, pode ser extremamente frustrante. Algumas novas mães acham útil extrair leite materno e fornecê-lo na mamadeira. Mas, em alguns casos, a fórmula pode ser a escolha certa. Se este for o seu caso, fique tranquila! A fórmula infantil preparada comercialmente é uma alternativa nutritiva para bebês e a alimentação com mamadeira tem os seus próprios benefícios:  permite que pais, avós e outros cuidadores se envolvam na alimentação do bebê e desfrutem de momentos de união de qualidade. Como a fórmula é digerida mais lentamente do que o leite materno, os bebês alimentados com fórmula geralmente não precisam se alimentar com tanta frequência quanto os bebês amamentados no peito.

Se você continuar a ter dúvidas ou preocupações, converse com o seu médico.

Deixe um comentário