Como fazer o meu filho largar a mamadeira?

Muitas crianças ficam apegadas às suas mamadeiras. Além de nutrir, a mamadeira também reflete sensações agradáveis, repletas de conforto e segurança.

É importante que os pais comecem a desmamar bebês de mamadeiras por volta do final do primeiro ano e comecem a deixá-los confortáveis ​​para beber em copos. Quanto mais os pais esperarem para iniciar a transição, mais as crianças se apegarão às suas mamadeiras e mais difícil pode ser desmamá-los. O uso prolongado da mamadeira pode causar cáries ou fazer com que seu filho beba mais leite do que o necessário.

No entanto, esta transição pode ser desafiadora. Por este motivo, colocamos aqui algumas dicas para auxiliá-los neste processo:

Como devo iniciar a troca?

A maioria dos médicos recomenda a introdução do copo por volta dos 6 meses de idade do bebê. No início, muito do que você serve em um copo vai acabar no chão, mas, aos 12 meses de idade, a maioria dos bebês já possui a coordenação e as habilidades manuais necessárias para segurar um copo e beber dele.

Se ainda estiver amamentando no peito, você pode continuar a alimentar o seu bebê com leite materno, mas pode querer fazê-lo oferecendo-o em um copo.

Dicas para tentar:

Em vez de cortar todas as mamadas de uma vez, tente retirá-las do programa de alimentação ao longo do tempo.

Por exemplo, se seu bebê costuma beber três mamadeiras por dia, comece eliminando a mamadeira da manhã. Ao invés de dar a mamadeira imediatamente, leve o seu bebê para a mesa e, após o início da mamada, ofereça leite em um copo. Você pode encorajar seu bebê dizendo algo como “você é um menino crescido agora e pode usar um copo como a mamãe“.

Ao tentar interromper a mamadeira matinal, continue oferecendo as mamadeiras à tarde e à noite por cerca de uma semana. Assim, se seu filho pedir a mamadeira, você pode dizer que vem depois.

Na semana seguinte, interrompa a alimentação com mamadeira e forneça leite em um copo. Tente fazer isso quando seu bebê estiver sentado à mesa em uma cadeira alta.

Geralmente, a última mamada a ser suspensa deve ser a noturna. Essa mamadeira costuma fazer parte da rotina da hora de dormir e é a que mais dá conforto aos bebês. Em vez da mamadeira, tente oferecer um copo de leite com o jantar do seu filho e continue com o resto de suas tarefas noturnas, como um banho, uma história para dormir ou escovar os dentes.

Outras dicas para manter em mente:

  • Copos à prova de respingos com bicos projetados apenas para bebês (“copos com canudinho”) podem ajudar a facilitar a retirada da mamadeira. Os dentistas recomendam copinhos com bico duro ou canudo, em vez daqueles com bico macio.
  • Quando seu filho usar o copo, elogie-o muito. O reforço positivo pode ser extremamente benéfico!
  • Se o seu filho sempre pede uma mamadeira, descubra o que, precisamente, o seu filho quer e ofereça a ele. Se o seu bebê estiver com sede ou fome, forneça alimentos em um copo ou em um prato. Se for carência, ofereça abraços! Se o seu filho estiver entediado, sente-se e brinque com ele!
  • Livre-se das mamadeiras ou retire-as de vista.

Deixe um comentário